Especialidade - Orientação

Nesta Postagem você tem os requisitos da especialidade de Orientação, e o link para download de uma pasta que contém uma ótima apostila, muito completa que ajudará a você cumprir além da especialidade de orientação, os requisitos 11 e 14 da Área VII - Arte de Acampar.

ORIENTAÇÃO

CLIQUE AQUI PARA DOWNLOAD DE APOSTILAS


1. Explicar o que é um mapa topográfico, o que se pode encontrar nele e três utilidades para o mesmo.
2. Identificar pelo menos 20 sinais e símbolos usados em mapas topográficos.
3. Apresentar a nomenclatura de uma bússola.
4. Conhecer e explicar os termos a seguir:
  • a. Elevação
  • b. Azimute
  • c. Curvas de nível
  • d. Norte magnético
  • e. Norte verdadeiro
  • f. Declinação
  • g. Escala
  • h. Medida
  • i. Distância
  • j. Formato do terreno
  • k. Azimute dorsal
5. Demonstrar como tirar um azimute magnético.
6. Demonstrar como seguir um azimute magnético.
7. Conhecer dois métodos de correção para a declinação e quando esta correção é necessária.
8. Ser capaz de orientar-se usando um mapa e uma bússola.
9. Provar sua habilidade de usar mapas e bússolas, realizando uma caminhada de 3 quilômetros pelo campo, com pelo menos 5 leituras de bússola ou pontos de controle.





Comentários

  1. oi tudo bem
    Maranata o Senhor logo vem
    eu tenho 1 grande poblema para achar o manual de todas as especialidades so q nunca acho se vc puder me da uma ajuda
    eu agradeceria muito vou postar meu e-mail
    vc pode me add e agente conversa online
    se vc tiver tempo e claro
    Freddy_Stifler01@hotmail.com
    obrigado pela ajuda meu irmão

    ResponderExcluir
  2. E ai galera gostei desse site pois fico sabendo tudo mais rapido continue sempre assim.Ass:RAI SILVA LOPES.

    ResponderExcluir

Postar um comentário