José do Egito

O item 7 da área I - Descoberta Espiritual, nos pede um relatório descrevendo o amor de DEUS na vida de José, Rute, Ester e Jonas, abaixo um breve resumo da vida de José. (em breve material de apoio para os outros personagens)

Para ler a historia completa de José ler Genêsis 37 a 50.

RESUMO DA VIDA DE JOSÉ

A. Sua infância e adolescência:

  1. José nasceu numa terra distante chamada Padã-Arã, terra de origem de sua mãe.
  2. José significa “Deus acrescenta”.
  3. José foi o número 11 dos 12 filhos de Jacó e o primogênito dos filhos que Jacó teve com Raquel, depois de um longo período de esterilidade. Era formoso de porte e de semblante (39:6).
  4. Ficou órfão quando sua mãe, Raquel, morreu ao dar à luz seu irmão mais novo, Benjamim.
  5. Seu pai, depois de 20 anos fora de seu lugar, regressou a Hebrom, em Canaã, onde estabeleceu seu acampamento. Ali José conheceu seu avô Isaque.
  6. Desde bem pequeno, José aprendeu a obediência e a fidelidade a Deus. Ele gostava de escutar dos lábios de seu avô Isaque as histórias de fé de seu bisavô Abraão, patriarca e progenitor de sua família.

B. Sua Juventude.

  1. José foi “um idealista prático que teve sonhos no princípio de sua vida que o animaram e guiaram pelo resto de sua existência”. (Gên. 37:5, 9,19)
  2. Era muito amado por seu pai porque o havia tido em sua velhice. Por isso, seu pai lhe fez uma túnica de várias cores, como usavam os príncipes daquele tempo. (Gên. 37:3)
  3. O registro bíblico menciona que seus irmãos chegaram a sentir ódio dele, ainda mais quando este informava a seu pai a má conduta deles. (Gên. 37:2).
  4. José foi posto acima dos filhos de Bila e de Zilpa em sua tarefa de pastores, e era, consequentemente, responsável, como capataz, de informar sobre os rebanhos e dar um relatório fiel da forma como seus irmãos cumpriam seus deveres.

C. De Canaã ao Egito como escravo.

  1. O acampamento de Jacó em Hebrom era extenso, e as ricas terras de pastoreio se estendiam grandemente para todos os lados. A riqueza de Jacó em gado era muito grande, portanto era necessário que às vezes os irmãos de José buscassem pastos mais distantes. Portanto, eles se foram a Siquém, a 90 km ao norte de Hebrom.
  2. A intranquilidade de Jacó aumentou ao não ter notícias de seus filhos. Algumas semanas já haviam passado, e seus filhos não regressavam. Nessas circunstâncias, Jacó decidiu enviar José em busca deles.
  3. A resposta imediata de José foi “eis-me aqui”. (Gên. 37:13)
  4. José tinha 17 anos quando foi a Siquém para visitar seus irmãos que pastoreavam seus gados.
  5. Quando chegou ao lugar, descobriu que eles haviam ido a Dotã, de modo que os procurou lá.
  6. Mal seus irmãos o viram, fizeram planos de matá-lo, mas Rubens, com a esperança de salvá-lo, os persuadiu para que o abandonassem em uma cisterna vazia.
  7. Contudo, durante a ausência de Rubén, passou por ali uma caravana de ismaelitas e midianitas a caminho do Egito, e os outros irmãos venderam José por 20 moedas de prata (200 gramas), como escravo aos mercadores que viajavam ao Egito. (Gên. 37:28)
  8. Para enganar a seu pai, mancharam a túnica de José com o sangue de um cabrito que mataram para isso, e lhe mostraram a roupa, dizendo-lhe que a haviam encontrado no campo.
  9. Ao chegar ao Egito, o jovem foi vendido a Potifar, capitão da guarda do rei (Gên. 39:1).
D. Uma luz na casa de Potifar.
  1. Potifar era oficial de Faraó, capitão da guarda. Segundo a tradução literal de Young, “chefe dos executores”. Outras versões dizem “chefe da polícia”, “chefe dos cavalos”.
  2. Potifar era um nobre egípcio, membro da aristocracia, exaltado tanto em seu cargo como no favor do rei. Sua residência era atendida por numerosos escravos. Era um desses magníficos e imensos palácios, cobertos por hieróglifos, que a pá dos arqueólogos deixou descobertos.
  3. José, de pele delicada, de rosto agradável e de nobre coração, rapidamente marcou a diferença entre os escravos de pele escura, filhos e filhas de terras mais tropicais.
  4. A presença e proteção de Deus em sua vida fizeram de José um homem diferente, uma tocha em meio à idolatria, uma luz em sua geração.
  5. Potifar ficou impressionado enquanto observava José. Sua confiança nele aumentava dia a dia. “Vendo, pois, o seu senhor que o SENHOR estava com ele, e tudo o que fazia o SENHOR prosperava em sua mão.” (Gên. 39:3)
  6. Potifar não conhecia o Deus verdadeiro, mas este idólatra viu algo diferente em seu escravo hebreu, algo que ainda não havia visto em ninguém.
  7. Potifar ao ver os traços de caráter de José, deu-lhe a responsabilidade de ser o mordomo de uma grande mansão e este lhe serviu para estar em contato com pessoas importantes próximas a Potifar.
  8. A vida de José influiu sobre este homem pagão e idólatra que não conhecia ao seu Deus. Sem dúvida, ele foi uma luz em sua geração.




Comentários