Lição 05 - Abigail

Segunda, 25 de outubro





Sabedoria ou loucura

Tão diferentes como a noite e o dia (1 Samuel 25). A personagem pouco conhecida desta semana é Abigail. Sua história se encontra em 1 Samuel 25. Ela era uma mulher “inteligente”, mas Nabal era “mau e grosseiro” (verso 3). Na verdade, é-nos dito que seu nome significa “tolo” ou “tolice”. Vamos examinar outras diferenças entre essas duas pessoas:


1. Nabal era apressado em suas palavras e muitas vezes dizia coisas erradas. Abigail era cuidadosa no que dizia, falando palavras de sabedoria. Jesus diz em Mateus 15:11 que “O que entra pela boca não torna o homem ‘impuro’; mas o que sai de sua boca, isto o torna ‘impuro’.” O que está no coração, mais cedo ou mais tarde, virá à luz em palavras ou atos. A tolice do coração de Nabal era vista tanto em suas palavras como em seus atos. Por outro lado, Abigail tinha um coração sensato. Era respeitosa, compassiva e grata, e foi abençoada por suas palavras e atos.


2. Nabal recusou a solicitação de Davi por ajuda. Esta foi uma decisão descuidada e tola. Abigail foi sábia em decidir ir rapidamente a Davi e suplicar seu perdão, levando-lhe os suprimentos de que ele e seus homens precisavam.


O descuido de Nabal colocou muitas vidas em perigo. Muitas vezes, as escolhas que fazemos afetam a outros, mesmo que não seja nossa intenção fazê-lo. A escolha de Abigail a levou a intervir em favor de outros. Ela pensava não somente em si, mas no bem-estar de outras pessoas que não mereciam ser punidas. Em Daniel 9:15-19, Daniel orou por seu povo, que estava cativo na Babilônia por muitos anos. Ele orou para que a ira de Deus se desviasse deles e para que eles fossem finalmente libertados e pudessem voltar livremente para sua terra. Tiago 5:6 diz que “a oração de um justo é poderosa e eficaz”. A oração intercessória é uma das formas em que podemos intervir a favor de alguém; e talvez nossas orações levem à salvação dessa pessoa.


3. Nabal tinha um coração egoísta e ingrato. Abigail tinha um coração generoso e grato. “Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria” (2Co 9:7).


4. Nabal não tinha nenhum respeito por Davi – um homem escolhido por Deus para ser o governante de Israel. Ele era arrogante, e sua tolice o levou à morte. Abigail reconhecia que Davi era um homem de Deus, o escolhido pelo Senhor para ser o próximo governante de Israel. Ela logo foi tirada de suas terríveis circunstâncias e se tornou a esposa do rei Davi. Leia Mateus 23:12 e Ezequiel 21:26.

Sabedoria versus tolice (1Sm 25:3; Sl 111:10; Ec 7:25). Vamos olhar um pouco mais de perto para o significado dessas palavras de sabedoria e a tolice (ou loucura) em relação à nossa história. Os sinônimos para as palavras “tolice” ou loucura são insensatez e estupidez. Como vimos anteriormente, o nome Nabal significa “tolo”. Também significa “ímpio”. Suas palavras e comportamento tolos eram evidências de sua impiedade. Leia 1 Samuel 25:3.


Salomão procurou entender por que as pessoas fazem o que fazem. Ele escreveu: “Dediquei-me a aprender, a investigar, a buscar a sabedoria e a razão de ser das coisas, para compreender a insensatez da impiedade e a loucura da insensatez.” (Ec 7:25). Ele reconheceu que aqueles que são verdadeiramente sábios são os que temem e obedecem a Deus (leia Provérbios 9:10). Nabal era uma pessoa ímpia e um tolo, porque não temia a Deus.


Abigail é chamada uma mulher “inteligente” (1Sm 25:3). Essa palavra vem do hebraico sekel, que significa “inteligência”, “discrição”, “conhecimento”, “prudência”, “bom senso”, “compreensão”, “sabedoria”. Abigail era sábia porque temia a Deus e compreendia Seu poder. Ela sabia que um dia Ele exaltaria Davi e o vingaria de todos os seus inimigos. Foi sua reverência por Deus que a capacitou a seguir a direção do Espírito Santo e a ir ao encontro de Davi. Leia 1 Samuel 25:32. Se, como cristãos, devemos fazer escolhas sábias – escolhas para fazer o bem, fazer o que é correto e obedecer à Palavra de Deus – então nós também precisamos seguir o exemplo de Abigail e temer a Deus. Porque “o temor do Senhor é o princípio da sabedoria” (Sl 111:10).


Mãos a Bíblia

3. Leia 1 Samuel 25. Qual é a essência da história de Abigail? Que lições podem ser imediatamente tiradas dela? Que perguntas permanecem?

Depois de receber o relatório do servo, Abigail agiu. Preparou: passas, figos, ovelhas prontas para ser cozidas, cereais tostados, pão e vinho. Ela não enviou simplesmente seus presentes e esperou para ver o que acontecia. Assumiu a responsabilidade e saiu a caminho para encontrar Davi. Apesar de ser casada com um homem dominador e precipitado, não permitia que ele esmagasse seu espírito. Não se permitia ser uma vítima. Ainda mantinha seu senso de valor próprio e estava pronta a arriscar a vida a fim de proteger sua casa.

4. Que ensinam os versos a seguir sobre o significado de nossas ações? Mt 7:21; 25:31-46; Tg 2:14-17

Nossos atos confirmam ou contradizem o que dizemos. Os atos de Abigail, Davi e Nabal dizem muito sobre o espírito que motivava seus atos.


Tresa Beard | Silver Spring, EUA

Comentários