Lição 05 - Abigail

“‘Todo o homem que se achava em aperto, e todo o homem endividado, e todo o homem de espírito desgostoso’, recorreu a Davi, ‘e ele se fez chefe deles; e eram com ele uns quatrocentos homens.’ 1 Sam. 22:2. Ali tinha Davi um pequeno reino, que lhe era próprio, e neste prevaleciam a ordem e a disciplina. Mas, mesmo em seu retiro nas montanhas, estava longe de se sentir livre de perigo; pois que recebia prova contínua de que o rei não havia abandonado seus propósitos homicidas” (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 658).


“Com seu grupo de fugitivos estava a adquirir preparo para assumir a obra que Saul, por causa de sua paixão assassina e cega indiscrição, estava se tornando inteiramente inapto a fazer” (Ibid.)


“Davi e seus homens tinham sido como uma muralha protetora aos pastores e rebanhos de Nabal; e agora pedia-se àquele homem rico que fornecesse de sua abundância algum recurso à necessidade daqueles que lhe haviam prestado tão valioso serviço. Davi e seus homens poderiam ter-se servido dos rebanhos e gado; mas não o fizeram. Portaram-se honestamente. Sua bondade, entretanto, nada valera junto a Nabal. A resposta que este enviou a Davi indicava o seu caráter: ‘Quem é Davi, e quem o filho de Jessé? muitos servos há hoje, e cada um foge a seu senhor. Tomaria eu, pois, o meu pão, e a minha água, e a carne das minhas reses que degolei para os meus tosquiadores, e o daria a homens que eu não sei donde vêm?’ 1 Sam. 25:10 e 11. ...


“Nada tendo de ostentação ou orgulho, antes cheia da sabedoria e amor de Deus, Abigail revelou a força de sua devoção para com sua casa, e esclareceu a Davi que o procedimento indelicado de seu marido de nenhuma maneira fora premeditado contra ele como uma afronta pessoal, mas que simplesmente tinha sido a explosão de uma natureza infeliz e egoísta. ...


“Abigail não tomou para si o crédito deste raciocínio a fim de demover a Davi de seu precipitado propósito, mas deu a Deus a honra e o louvor. Ofereceu então sua rica provisão como oferta pacífica aos homens de Davi” (Idem, p. 665, 666).


Mãos a Bíblia


5. Leia cuidadosamente o discurso de Abigail em 1 Samuel 25:23-31. Contraste com a resposta de Nabal (v. 10, 11).Qual é a diferença entre as duas?

6. Como foram as palavras de Abigail a Davi? O que ela tentava fazer? Êx 32:32; Et 7:2-4; Is 53:12; Dn 9:15-19; Rm 8:34

Abigail poderia ter visto a ameaça à vida de Nabal como um meio de se livrar de seu marido tolo e recuperar a liberdade. Em vez disso, escolheu se identificar com ele e implorar por sua vida indigna. Aquele que intercede deve estar disposto a pôr de lado seus próprios interesses e pedir o que seja melhor para a outra pessoa.

Comentários