Lições da Escola Sabatina

Domingo, 20 de fevereiro


Signora bella


Signora Bella, a grande equilibrista italiana, atrai grandes públicos para seu número, prometendo que eles verão uma “bela senhora” andar sobre uma corda bamba. Ela não só anda na tal corda, mas o faz vestida em roupas de época, com malabarismos, afiadas espadas turcas e tochas de fogo. Ela também fica dizendo coisas engraçadas o tempo todo.


A autoestima, como o equilíbrio na corda bamba, é uma coisa difícil. Se você cair para um lado, aterrissa na arrogância, alienando as pessoas e machucando descuidadamente os que estão ao seu redor. Se cair para o outro, acaba nas regiões do baixo valor próprio, incapaz de seguir confiantemente ao longo da vida e deixando os outros tirarem vantagem de você.


Andar com sucesso na corda bamba da autoestima não exige prática, como é o caso da Signora Bella. Para o cristão, exige entrega e aceitação. Entrega, porque tudo o que temos e somos vem de Deus e pertence a Ele (Rm 6:13). Aceitação, porque Deus nos ama, criou, redimiu e anda conosco a cada momento. Ele é nossa força e conforto. Sendo assim, precisamos somente aceitar esse fato – é daí que vem nossa autoestima, nosso valor próprio.


“Em” e “por” nós mesmos, não temos nem somos nada. Somos estrangeiros e peregrinos neste planeta. Tudo, desde a próxima inspiração de ar até a comida que comermos, vem das mãos de Deus. Ele até permite que provações ajudem a moldar nosso caráter e nos preparem para o Céu. Nosso valor próprio vem do fato de que Deus Se importa com todas as minúsculas coisas que pensamos, sentimos ou tememos. Jesus renunciou ao Seu lugar no Céu, tomou nossa forma e morreu a fim de que estivéssemos com Deus no Céu por toda a eternidade. Pode haver maior demonstração da estima que Deus sente em relação a cada um dos filhos que Ele criou?


Deus fez tudo o que era possível e imaginável para nos mostrar o valor que Ele dá a cada um de nós. E essa é a medida completa de nossa autoestima e valor. Quando internalizarmos plenamente essa verdade, a corda bamba da autoestima se transformará numa ampla estrada. Ao estudar a lição desta semana, que sua autoestima possa se fortalecer no Deus que criou você.


Celeste Perrino-WalkerRutland, EUA


1. Como o criacionismo e o evolucionismo afetam nosso senso de valor próprio e de autoestima? Gn 1:26, 27; Sl 8:5,100:3; At 17:24-28

Deus nos criou com um propósito. Ele também criou outros maravilhosos seres vivos, e a humanidade foi colocada acima de todos eles com domínio e autoridade. A Bíblia ensina que Deus escolheu partilhar “Sua imagem” com a família humana.

Comentários